Avaliação Atuarial Anual para RPPS
Avaliação Atuarial se trata de um estudo técnico desenvolvido pelo atuário, baseado nas características biométricas, demográficas, econômicas da população analisada e na Portaria 464/2018.
O objetivo principal é estabelecer, de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano.
A Secretaria da Previdência Social exige a realização anual de avaliação atuarial para garantir a sustentabilidade do RPPS e, assim, obter o Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP. Para tanto, prestamos os seguintes serviços para avaliação atuarial:
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Análise crítica e verificação da consistência da Base Cadastral;
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Análise e otimização de todas as inconsistências dos dados cadastrais;
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Avaliação Atuarial;
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Elaboração, preenchimento e envio do DRAA
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Elaboração e revisão da Nota Técnica Atuarial;
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Elaboração e envio do Fluxo Atuarial;
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Elaboração e envio do Relatório da Avaliação Atuarial;
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Projeções Atuariais de receitas e despesas previdenciárias;
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Acompanhamento contínuo das Provisões Matemáticas;
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Estudo de Aderência das Hipóteses Atuariais e Econômicas;
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Modelagem do Plano de Custeio, com ou sem Segregação de Massas;
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Pareceres Atuariais junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores;
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Cursos, seminários, palestras e encontros no âmbito das atividades do RPPS;
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Gestão Atuarial por Benefício;
Auditoria da Avaliação Atuarial
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Realização de auditoria atuarial de acordo com a Constituição da República, com a Legislação em vigor e com outras formas de regulamentação vigentes (Portarias, etc.), aplicáveis aos Regimes Próprios de Previdência;
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Realização de novo cálculo atuarial com apresentação de cenários e sugestões/alternativas para o equacionamento do déficit atuarial e para a sustentabilidade do regime.
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Análise da documentação disponibilizada pelo Contratante (caso sejam necessárias informações complementares a Contratada deverá realizar a solicitação à Contratante);
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Emissão de laudo técnico atuarial, de acordo com as boas práticas de Auditoria, a fim de auxiliar a contratante no entendimento das questões atuariais envolvidas;
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Participação em reuniões “on line”, para apresentação do laudo técnico de auditoria, bem como o saneamento e esclarecimento de dúvidas dos membros dos Conselhos e outros participantes indicados pelo RPPS, enquanto estiver vigente o contrato.
Avaliação Atuarial visando a Reforma da Previdência
Realização da Avaliação Atuarial para fundamentação de projeto de Lei visando a Reforma do Regime Próprio de Previdência Social de acordo com a Emenda Constitucional 103.
Avaliação Atuarial para sistemas de saúde
Visa à análise e acompanhamento da situação atuarial dos planos de saúde através da realização dos seguintes trabalhos:
Verificar e comparar os níveis de receita (contraprestação) e custos assistenciais de cada plano, bem como os ideais para o prisma técnico-atuarial;
Apurar as receitas mínimas para o equilíbrio econômico/financeiro do sistema;
Sugerir possíveis alterações no regulamento do plano de benefício e de custeio dos planos, visando a sua viabilidade e solvência.
Apresentar considerações técnicas sobre:
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Bases técnicas e composição de massa amparada;
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Aderência do sistema aos níveis de benefícios assegurados;
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Comportamento da demanda e dos custos dos serviços prestados;
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Outros mecanismos recomendados para a pulverização de riscos (coparticipação, franquia, fundo para eventos de alto risco, resseguro etc.);
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Analisar as provisões técnicas necessárias, conforme legislação vigente;
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Apresentar recomendações técnicas para possíveis ajustes no plano, bem como parecer conclusivo sobre os resultados apurados;
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Desenvolver pareceres por escrito sobre eventuais dúvidas que envolvam aspectos atuariais;
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Auxiliar na estruturação da base de dados referente ao sistema de informação dos beneficiários;
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Auxiliar na estruturação da base de dados referente ao sistema de informação dos produtos;
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Acompanhar mensalmente a evolução das provisões técnicas;
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Atualizar anualmente a Nota Técnica de Registro de Produto.
Compensação Previdenciária (COMPREV)
Trata-se da compensação financeira realizada entre o Regime Geral de Previdência Social e os Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com o objetivo de oferecer recursos para o custeio dos benefícios dos servidores que possuem tempo de serviço/contribuição averbado no Regime Geral (INSS) ou em Regime Próprio. O serviço compreende algumas atividades, entre elas:
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Auxiliar na formalização do acordo de compensação com a Secretaria da Previdência - SPREV;
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Auxiliar na atualização e concessão de acesso ao sistema operacional;
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Formalização dos processos individuais;
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Preenchimento do requerimento de compensação financeira e/ou análise de requerimento no sistema COMPREV (cadastramento) para RO – Regime de Origem e RI – Regime Instituidor;
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Digitalização de documentos e envio pelo sistema COMPREV; e;
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Acompanhamento dos processos de compensação até a sua efetivação (aprovação/reprovação);
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Treinamento aos servidores envolvidos na Compensação Previdenciária, para boa gestão e acompanhamento dos processos, utilização do sistema COMPREV e suas funcionalidades, emissão de relatórios e solução de problemas.
Regularização de Demonstrativos Previdenciários
Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial
O DRAA é um demonstrativo obrigatório de envio anual de cada RPPS e consta das características gerais do plano e os principais resultados da avaliação atuarial. O serviço compreende algumas atividades, entre elas:
Demonstrativo das Informações Previdenciárias e Repasses - DIPR
O DIPR é um demonstrativo obrigatório de envio bimestral e consta com informações referentes ao ente, unidade gestora, remunerações e base de cálculo, ingressos de recursos (contribuições, aportes, entre outros) e dados referentes à utilização destes recursos pelo Regime Próprio. Cabe ressaltar que, para a elaboração dos Parcelamentos de Débitos a SPREV exige que todos os DIPR sejam enviados juntamente com as Declarações de Veracidade, caso contrário o parcelamento não será aceito. O serviço compreende algumas atividades, entre elas:
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Lançamento do DIPR bimestralmente ao CADPREV Web;
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Verificação da consistência dos dados: base de cálculo X contribuição;
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Lançamento dos parcelamentos (quando houver);
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Treinamento para os servidores responsáveis pelo envio do DIPR, a fim de minimizar erros e inconsistências.
Estudos de impacto financeiro e atuarial
Este serviço visa avaliar o impacto que as mudanças em cargos e no quadro geral de servidores ocasionam, no que tange a:
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Impacto atuarial no RPPS do Município;
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Impacto Orçamentário para o Município; e,
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Impacto Financeiro para o Município para os próximos 10 (dez) anos.
Será elaborada uma Nota Técnica onde constará o seguinte:
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Avaliação do impacto atuarial, financeiro e orçamentário;
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Projeção do impacto nas despesas de pessoal em diferentes cenários futuros de aumento de despesas de pessoal em confronto com a RCL do Município; e,
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Projeção de futuros impactos na folha de pagamento em razão das vantagens (se houverem) no novo plano de carreira (e/ou alterações) para os próximos 10 anos.
Estudo de aplicação de alíquotas progressivas de contribuição previdenciária
Estudo da aplicação de alíquotas progressivas para os servidores públicos do Município da contratante, em atendimento à Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência) no que diz respeito às exigências de aplicação facultativa.
Integram estas exigências a alteração de custeio (alíquotas de contribuição dos servidores e do município).
Serão disponibilizados cenários de aplicação das alíquotas progressivas e as justificativas, contendo notas explicativas e demais orientações aos gestores.
Estudo para implementação de Previdência Complementar
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Realização da avaliação atuarial considerando o cenário de implantação da Previdência Complementar;
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Estudo de migração ou “compra de vidas” por parte do Ente, para incentivar os atuais servidores a aderirem ao RPC;
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Avaliação e sugestão de escolha dos planos de previdência complementar oferecidos pelas instituições, compreendendo: comparação dos diferentes planos e instituições com fornecimento de relatório detalhado com as diferentes opções e justificativas das escolhas dos planos e das instituições previdenciárias. A análise terá como base a avaliação econômico-financeira e operacional dos planos.
Censo Previdenciário
Refere-se ao processo de manter atualizado e consolidado os dados cadastrais dos servidores vinculados ao RPPS. O censo servirá como base para os estudos atuariais, viabiliza a possibilidade de compensação financeira entre o Regime Geral e o Regime próprio, além de conhecer o perfil do grupo segurado. O serviço compreende algumas atividades, entre elas:
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Atualização do histórico funcional do segurado;
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Atualização das informações financeiras do segurado, como remunerações e contribuições;
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Atualização dos dados cadastrais dos servidores, tais como: CPF, E-mail, número do telefone, estado civil, dependentes;
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Atualização de dados previdenciários;
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Digitalização dos documentos;
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Treinamento para servidores realizarem o Censo, considerando as ferramentas disponíveis e as informações mínimas necessárias para um bom trabalho.
Estudo de Plano de Custeio Diferenciado por Classe
É um estudo atuarial onde os cálculos das provisões matemáticas e alíquotas são feitos segmentados por cargos, o mais usual é segmentar entre quadro geral e quadro do magistério.
A carreira do quadro do magistério apresenta um custo atuarial maior quando se compara aos demais servidores. Isso ocorre devido a regra de aposentadoria ser diferente para os educadores, no caso, a idade mínima para uma professora se aposentar é de 50 anos e para um professor essa idade é de 55 anos.
O Objetivo é direcionar uma alíquota patronal diferente para cada classe, torna-se uma alternativa de equacionamento do déficit atuarial e, também possibilita uma distribuição mais adequada dos recursos que o município dispõe.
A implantação da alíquota diferenciada por classe, possibilita a utilização de recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, conforme o Art. 70 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Já existem RPPS onde essa técnica foi utilizada e os resultados para o município são positivos.
Estudo de Segregação de Massa
O estudo de segregação de massa tem como objetivo analisar todos os aspectos relacionados à sua implantação e manutenção referente a divisão do grupo dos beneficiários entre o Fundo em Repartição e o Fundo em Capitalização, para o equacionamento do déficit do regime, levando em consideração os impactos para a gestão do ente federativo a curto, médio e longo prazos, e estar embasada em estudo técnico de impacto administrativo, financeiro, patrimonial e atuarial.
Relatório de Análise das Hipóteses/ Testes de adequação e aderência de hipóteses e premissas Atuariais e convergência da taxa de juros
Elaboração do Relatório de Análise das Hipóteses Atuariais tem como objetivo comprovar a sua adequação às características da massa de beneficiários do regime, em atendimento ao que dispõe o Art. 17 da Portaria MPS nº 464/2018.
O Relatório de Análise das Hipóteses conterá a descrição da metodologia utilizada, por meio de testes estatísticos e/ou atuariais, e ser conclusivo quanto à manutenção ou necessidade de alteração, no mínimo, das seguintes hipóteses utilizadas nas avaliações atuariais:
Constatada a impossibilidade de demonstração da aderência e adequação de hipóteses quando da aplicação de metodologias para esse fim, deverão constar do Relatório de Análise das Hipóteses as justificativas e resultados que tenham levado a essa conclusão, bem como os critérios a serem adotados para escolha das referidas hipóteses.
Acordos Previdenciários
Auxílio para formalização de acordos de parcelamento de débitos previdenciários, através do lançamento das parcelas devidas no sistema CADPREV, bem como o acompanhamento dos documentos originados, compreendendo:
Assessoria Administrativa para RPPS
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Emissão de pareceres técnicos de enquadramento para aposentadorias e pensões.
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Auxílio nas diligências dos TCE, referente à processos de aposentadoria e pensões (enquadramento do benefício e/ou cálculo de média).
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Assessoria para manutenção do CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária, com acompanhamento de todos os critérios para emissão.
Assessoria Gescon
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Auxílio na recuperação de acesso e regularização de cadastro junto ao Gerid, cadastramento de novos usuários, encaminhamento de legislação pelo Gescon e realização de Consultas para regularizar pendências de CRP.
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Inclusão do plano de custeio dentro do módulo específico do Gescon.
Gestão Atuarial
Compreende a integração de diferentes ferramentas, já mencionadas anteriormente, para a boa gestão do RPPS:
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Avaliações e Auditorias Atuariais;
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Acompanhamento dos impactos financeiros, orçamentários e atuariais;
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Desenvolvimento de cenários para alteração do plano de benefícios (segregação) e custeio vigentes;
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Acompanhamento das hipóteses atuariais e biométricas utilizadas;
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Assessoria para a gestão do cadastro de servidores (ativos, inativos e pensionistas);
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Assessoria e acompanhamento da Compensação Financeira Previdenciária;
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Assessoria para manutenção da regularidade do RPPS perante a SPREV/ME, através do monitoramento dos critérios de emissão do CRP.
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Acompanhamento e assessoria aos apontamentos dos Tribunais de Contas dos Estados, relacionados ao RPPS.